24 janeiro 2013

Resenha: O Aprendiz e A Maldição - As Aventuras do Caça-Feitiço




O Aprendiz
Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo e se tornou aprendiz do Caça-Feitiço. A missão é árdua, o Caça-Feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros. Quando, porém, é enganado e cai na armadilha de libertar Mãe Malkin, a feiticeira mais malévola do Condado, começa o horror...
Editora: Bertrand Brasil
Autor: Joseph Delaney
Páginas: 222
Naquele momento, lembrei-me de algo que o Caça-Feitiço me dissera a respeito de Mãe Malkin...
"A maior parte de sua força já sangrou para dentro da terra, mas ela adoraria pôr as mãos em um rapaz como você." (pg. 101)

Sabe aquele livro que, uma vez que você pega pra ler, não consegue largar? As Aventuras do Caça-Feitiço são desse jeito.

Como a sinopse diz, Thomas é o sétimo filho de um sétimo filho e agora é aprendiz do Caça-Feitiço. Para ilustrar melhor o que um Caça-Feitiço faz, basta lembrarem dos Winchesters em Supernatural. Só que aqui a coisa é mais embaixo...

O Caça-Feitiço disse a Tom para nunca confiar em garotas que usam sapatos de bico fino. O que o moleque me apronta? Conhece, se aproxima e faz uma promessa justamente para uma garota que usa sapatos de bico fino. Uma garota, chamada Alice, que não é nada mais, nada menos, que sobrinha de Lizzie Ossuda.

As coisas só entornam quando Alice se utiliza da promessa que ele fez para que Tom jogue bolinhos na cova onde Mãe Malkin, a bruxa mais terrível que o Condado já viu, está aprisionada.

Não vou contar o que acontece. Mas é delicioso ver como Tom luta para que Alice permaneça ela mesma, ou seja, que ela não se entregue ao mal e cresça como uma feiticeira boa.

O andamento da história é tal que, quando percebemos, já terminamos e estamos implorando por mais... Joseph DeLaney sabe como usar de forma tão envolvente lendas quase universais, num universo Medieval, mas que deixa razoavelmente claro que é num universo à parte, mas semelhante ao nosso...


A Maldição
O Caça-Feitiço e seu aprendiz viajaram a Priestown para tratar de um assunto pendente. Nas catacumbas da catedral está a criatura diabólica que o Caça-Feitiço não conseguiu derrotar. Chamam-na de Flagelo.
Quando Thomas Ward e seu mestre se preparam para a maior batalha de suas vidas, fica evidente que o Flagelo não é o seu único inimigo no Condado. O Inquisidor acabou de chegar à procura daqueles que lidam com as trevas. Será que eles conseguirão sobreviver ao horror que está a caminho?
Editora: Bertrand Brasil
Autor: Joseph Delaney

Estiquei o braço para entregá-lo, mas, quando seus dedos começaram a se fechar sobre o bastão, recuei, de repente, horrorizado.
Não foi apenas o choque inesperado do seu hálito quente e fedorento queimando meu rosto. Era porque ele estava me estendendo a mão direita! A direita, e não a esquerda!
Não era o Caça-Feitiço! Aquele não era o meu mestre!

Na minha opinião, mais intenso que o primeiro. Você fica muito mais ansioso, principalmente quando o Caça-Feitiço é preso pelo Inquisidor. De novo temos o estilo de escrita de Joseph que nos faz mergulhar na história e mal ver o tempo passar, só reparando mesmo quando terminamos de ler o livro.

A presença de Alice é uma agradável surpresa, embora com a presença do Flagelo, também nos deixe mais nervosos. De novo vemos o esforço de Tom para que ela não seja uma serva das trevas. Mesmo que o que ela fez para salvar o Caça-Feitiço do Inquisidor seja admirável, você fica agoniado. Não vou contar o que ela fez, mas é pra deixar qualquer louco e sem saber se soca ou abraça a Alice.

Além disso tudo, nós é revelado parte do passado de dois personagens: da mãe de Thomas (e eu fiquei: oh, God... OH GOD!) e do Caça-Feitiço (mais "oh, God")... Quanto à mãe do Tom, me fez pensar seriamente que ele tem algum dom escondido. Algo assim... xD

E a batalha final contra o Flagelo... Caramba. Achei que... Que... Enfim, achei que não ia terminar bem. Realmente me surpreendeu, e me deixou atiçada por descobrir o que Alice fez, e que será dela agora...

É isso... Eu sei que não ficaram muito boas, mas é complicado falar decentemente sobre As Aventuras do Caça-Feitiço sem fazer spoilers...

Syba Manda Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande beijo pra mãe, pra tia, pro namorado(a), pro cachorro, pro passarinho, dance cancan, enfim, fique a vontade, a dimensão é sua.
Syba: Mas não faça piada do meu cabelo... u.ú
Gabi: Tá, tá... ¬¬